Caso 42: clínica

Ver caso laboratorial >

MOTIVO DA CONSULTA:
A paciente queria “ficar com os dois dentes da frente mais bonitos”, porque “tinham uma cor mais escura e notavam-se as restaurações”.

DIAGNÓSTICO:
Paciente apresentava os dentes 1.1 e 2.1 com tratamento endodôntico e com extensas restaurações em resina composta. Os dentes apresentavam-se com uma tonalidade mais escura com uma ligeira exposição radicular e as restaurações em resina mostravam-se inestéticas. A paciente apresenta vários dentes restaurados e um implante colocado na posição do dente 2.6. Mostrava ainda um fenótipo gengival espesso e uma excelente higiene oral.

PLANO DE TRATAMENTO:
Foi sugerida a colocação de postes intra-radiculares metálicos nos dentes 1.1 e 2.1 para serem reabilitados com duas coroas com infraestrutura em Zr revestida por cerâmica. Esta opção teve em consideração 3 condicionantes:

1. Os dentes apresentavam-se com tratamento endodôntico e com extensas restaurações;

2. O terço cervical e a raiz escurecida desaconselharam linhas de acabamento supra gengivais;

3. Coloração coronária difícil de mascarar com laminados.

NOTAS DO TRATAMENTO:
A restauração obturadora do acesso ao tratamento endodôntico foi completamente removida, para facilitar o acesso ao material obturador. Os canais intra-radiculares foram primeiramente desobturados com brocas de peso e depois preparados com brocas pré-calibradas. Os postes intra-radiculares foram testados e o seu assentamento foi controlado radiograficamente. O excesso coronário dos postes foi eliminado previamente à sua cimentação. Para a colagem/cimentação foi utilizada uma resina composta fluida de polimerização dual. No sentido de pré- visualizar a vantagem de aumentar verticalmente o tamanho dos Incisivos Centrais, foi colocado um pouco de resina composta nos bordos incisais antes de fazer a pré-impressão em silicone, utilizada para fazer as restaurações provisórias. Foi feito um preparo dentário com linhas de acabamento cervical em chanfro, procurando colocar as linhas numa posição intra-sulcular. As restaurações provisórias foram feitas com resina composta fluida de polimerização dual. Foi também feito um ajuste pormenorizado nas linhas de acabamento com resina composta de maior consistência. Após a confeção da ponte provisória, esta foi cuidadosamente acabada e polida. O afastamento gengival foi feito de uma forma pouco invasiva, utilizando a ponte provisória para comprimir uniformemente uma pasta de caolino. A impressão definitiva foi feita com a técnica de dupla mistura com silicone de consistência pesada e regular, ambos de presa rápida, e foi confecionado em laboratório um modelo de trabalho em gesso. O modelo de trabalho foi digitalizado, e por um processo de CAD-CAM foram confecionadas infraestruras em Zr que posteriormente foram revestidas a cerâmica. Retirada a ponte provisória, os cotos dentários foram cuidadosamente limpos. As peças protéticas confirmaram a adaptação às linhas de acabamento cervical, mostraram boa integração na anatomia do sulco e foram aprovadas esteticamente. O trabalho foi finalizado com a cimentação das coroas com cimento de ionómero de vidro reforçado com resina.