Caso 64: clínica

Ver caso laboratorial >

MOTIVO DA CONSULTA:
O paciente, numa primeira fase queria “reforçar” os dentes 17 e 16 que se apresentavam com tratamentos endodônticos e extensas restaurações. Numa segunda fase e já com uma ponte colocada sobre os dentes 17 e16 o paciente queixou-se de um abcesso na zona apical do 16.

DIAGNÓSTICO:
Paciente do sexo masculino com 34 anos de idade, não fumador. Os dentes 17 e 16 apresentavam extensas restaurações com resina composta e postes intra-radiculares colocados. No exame imagiológico verificou-se que o tratamento endodôntico não estava tecnicamente satisfatório, mas assintomático á vários anos. O paciente foi reabilitado com uma ponte de 2 elementos no 17 e 16 e 4 anos após surgiu um abcesso na zona apical do 2.6. Apresentava o dente 2.8 incluso com uma relação próxima com a raiz do 2.7. Durante estes 4 anos não houve alteração posicional deste dente. Após retratamento endodôntico dos dentes 27 e 26 volta a surgir um abcesso na zona do dente 26 possivelmente associado a uma fratura radicular. Dado o Histórico referido em relação ao dente 26 foi considerado um dente com extração indicada.

PLANO DE TRATAMENTO:
Numa primeira fase foi proposta a realização de uma ponte de 2 elementos em Zr. nos dentes 17 e 16. Quando 4 anos depois, surgiu um abcesso no dente 26, foi proposto ao paciente retirar a ponte, retirar os postes intra-radiculares e realizar um retratamento dos tratamentos endodônticos e voltar a colocar a ponte. Foi possível fazer o que nos propusemos fazer, mas 1 ano após este procedimento, com o aparecimento de um novo abcesso, foi proposta a extração do dente 26. Com esta extração foi proposto ao paciente a confeção de uma ponte em Zr. de 3 elementos, com os dentes 27 e 25 como pilares e o 26 como pôntico.

NOTAS DO TRATAMENTO:
Os dentes 17 e 16 foram preparados para a confeção de uma ponte de 2 elementos em Zr. A impressão foi realizada com uma técnica de dupla mistura e confecionada em laboratório uma ponte monolítica em Zr. 4 Anos após, surgiu um abcesso na zona apical do dente 26. Foi decidido retirar a ponte, retirar os postes intra-radiculares e retratar os tratamentos endodônticos dos dentes 17 e 16. A remoção da ponte foi feita com a realização de duas cavidades cervicais na zona palatina da ponte e com um microluxador foram feitos movimentos de desinserção. Os postes intra-radiculares foram removidos utilizando brocas finas e ponta de ultrasom. A ponte foi cimentada provisoriamente e o paciente foi referenciado a um colega especialista em endodontia para fazer o retratamento endodôntico. Feito o retratamento foram colocados novamente os postes -intraradiculares e a ponte foi cimentada definitivamente. Um ano após, surge um novo abcesso possivelmente relacionado com uma fratura radicular. A ponte foi seccionada entre o dente 27 e o 26 e o dente 26 foi extraído e a coroa do 27 foi cimentada provisoriamente. 3 meses após, foram preparados os dentes 27 e 25 e foi confecionada uma ponte provisória em resina de polimerização dual. Em seguida foi feita uma impressão pela técnica de dupla mistura e confecionada no laboratório uma ponte de 3 elementos em Zr. Foi cimentada em boca definitivamente com cimento de ionómero de vidro reforçado com resina.

COLABORAÇÃO:
Os retratamentos endodônticos foram realizados pelo Dr. Marco Paquete.