Caso 3: clínica

Ver caso laboratorial >

MOTIVO DA CONSULTA:
Substituir uma prótese parcial removível por uma reabilitação total fixa.

DIAGNÓSTICO:
Paciente do sexo feminino, com 48 anos de idade não fumadora. Apresentou-se na clínica para uma reabilitação total fixa. Como factores relevantes destacam-se a necessidade de recuperar a dimensão vertical da oclusão, a colocação de implantes no 2º quadrante.

PLANO DE TRATAMENTO: 
Reabilitação total fixa (superior e inferior).

NOTAS DO TRATAMENTO:
No sentido de explicar as necessidades especiais desta reabilitação, bem como para planificar correctamente o tratamento, foi feito um enceramento de diagnóstico com componente dentário e componente de tecidos moles (no 2º quadrante). Esse enceramento foi convertido em mock-up o que permitiu que a paciente percebesse a necessidade da regeneração óssea e de tecidos moles no 2º quadrante, bem como as suas limitações.

O enceramento de diagnóstico deu origem a uma guia imagiológica que permitiu que a TAC incorporasse a radiopacidade das superfícies vestibulares e palatinas das peças dentárias. Foi feita uma planificação virtual da colocação dos implantes e foi estudada a quantidade de regeneração óssea necessária. Conclui-se que o aumento vestibular seria possível de realizar mas a criação de papilas interdentárias seria provavelmente feita à custa da colocação de cerâmica gengival.

Colocaram-se pontes provisórias realizadas em laboratório a partir do enceramento de diagnóstico e o paciente integrou as alterações ao longo de 8 semanas. Foram colocados os implantes e feita a regeneração, utilizando a guia imagiológica como guia cirúrgica. Após a cicatrização foi demonstrado á paciente o que se conseguiu em termos vestibulares mas que seria necessário integrar no trabalho final cerâmica gengival para recriar as papilas interdentárias.

Foram realizados as etapas convencionais da reabilitação oral, com as clássicas provas de infra-estruturas e cerâmica que naturalmente evoluíram até ao trabalho final.

Este trabalho mostra que é essencial uma cuidada planificação na grande reabilitação oral. O enceramento de diagnóstico, base de todo o tratamento incluiu o componente dentário e os tecidos moles associados. O Mock–up baseado neste permitiu avaliar o resultado final bem como fazer perceber á paciente a necessidade da regeneração. Baseado no enceramento foi tambem realizada a guia imagiológica que deu origem á planificação virtual. O enceramento também deu origem à guia cirúrgica e às pontes provisórias. Assim, todas as fases do tratamento se mostraram coerentes com a planificação inicial.

CIRURGIA DE IMPLANTES:
Dr. Manuel Neves, Clinica Dr. Manuel Neves


Publicação: Couto Viana P, Correia A, Neves M, Kovacs Z and Neugbauer R. Soft tissue waxup and mock-up as key factors in a treatment plan: case presentation. Eur J Esthet Dent 2012; 7(3): 310-23.