Caso 19: clínica

Ver caso laboratorial >

MOTIVO DA CONSULTA:
0 paciente gostava de ter “um dente fixo” na zona do incisivo central superior direito. Apesar da ausência de vários dentes no maxilar superior e a utilização de uma prótese removível com vários elementos, o paciente mostrava interesse em reabilitar de uma forma fixa somente esse dente.

DIAGNÓSTICO:
Paciente do sexo masculino com 48 anos de idade era portador de uma prótese removível acrílica superior á mais de duas décadas. Apresentava a ausência de vários dentes no maxilar superior e o plano oclusal bastante irregular. Na zona do dente 2.1 apresentava um espaço edentulo bastante largo com extrusão dos dentes antagonistas. O rebordo alveolar mostrava-se compatível com a possibilidade de colocação de um implante dentário.

PLANO DE TRATAMENTO:
Foi proposta a colocação de um implante na zona do dente 2.1 que posteriormente seria reabilitado com uma coroa metalo-cerâmica. Por imposição do paciente a prótese acrílica removível que usava seria mantida.

NOTAS DO TRATAMENTO:
Foi confecionada uma guia imagiológica que foi utilizada durante a realização da TAC. Baseada nessa TAC com guia imagiológica foi feita a planificação virtual da colocação de um implante na zona do 2.1.Esta planificação deu origem a uma guia cirúrgica que permitiu que a colocação do implante fosse feita com precisão. Após dois meses de osteointegração, realizou-se a segunda fase cirúrgica com a colocação de um parafuso de cicatrização. Completa a maturação tecidular peri implantar foi feita uma impressão por técnica de moldeira aberta para confeção de uma restauração provisória aparafusada. Esta provisória permitiu trabalhar durante 8 semanas a arquitetura do perfil de emergência. A impressão definitiva foi feita com a individualização da peça de transferência. No laboratório foi confecionado um coto fundido individualizado e uma coroa metalo-cerâmica. A reabilitação foi concluída com a colocação do trabalho e a readaptação da prótese removível.