Caso 14: laboratório

Ver caso clínico >

MOTIVO DA CONSULTA:
A paciente usava uma prótese total acrílica e gostava de ter a prótese “mais fixa”.

DIAGNÓSTICO:
Paciente do sexo feminino, com 72 anos de idade, não fumadora. A paciente apresentou-se com a mandibula edentula e era portadora de uma prótese total removível em acrílico. Após realização de uma T.A.C. verificou-se que a altura e a espessura óssea disponível na mandibula era favorável à colocação de implantes. No maxilar superior a paciente apresentava 2 pontes metalo-cerâmicas de 3 elementos implanto-suportadas. No 1º Quadrante a ponte reabilitava os dentes 1.6/1.5 e 1.4 e no 2º quadrante a outra ponte reabilitava os dentes 2.5/2.6 e 2.7. O dente 1.3 apresentava um tratamento endodôntico radical e o 2.4 apresentava uma restauração Classe II OD em resina composta. O estado de saúde periodontal dos dentes remanescentes era muito satisfatório e a paciente apresentava boa saúde oral.

PLANO DE TRATAMENTO:
Após exame clínico e imagiológico foram propostas 3 hipóteses de tratamento:

1. Colocação de 6 implantes e reabilitação com prótese metalo-cerâmica de 12 dentes.
2. Colocação de 4 implantes e reabilitação com uma prótese hibrida.
3. Colocação de 4 implantes e reabilitação com uma sobre-dentadura apoiada numa barra tipo Ackermann.

Feito o esclarecimento junto da paciente das várias hipóteses de tratamento, por motivos económicos a primeira hipótese foi excluída. A facilidade de higienização foi factor determinante na opção da paciente pela sobre-dentadura.

NOTAS DA COLABORAÇÃO “MÉDICO DENTISTA & TÉCNICO DE PRÓTESE DENTÁRIA”:
Foi decidido em conjunto com o Médico Dentista e o paciente que a opção terapêutica mais indicada seria a colocação de uma barra tipo Ackermann sobre 4 implantes com o objectivo de reter uma prótese com um reforço fundido de gola e cavalitos. A melhor distribuição dos implantes foi estudada previamente para orientação na colocação cirúrgica dos mesmos. Após 8 semanas de osteointegração foi feita a impressão definitiva utilizando a técnica de moldeira aberta. Os modelos de trabalho com gengiva artificial, correctamente montados em articulador semi-ajustável, deram origem a uma placa base com ceras de articulação. Esta placa base tinha incorporado um porta implantes no qual foi feita uma ranhura que permitia a fixação aparafusada da placa base a um dos implantes. A placa base com as ceras de articulação foi trabalhada em boca de forma a incorporar a D.V.O., a correcta relação inter-maxilar e o apoio do lábio e da bochecha. Esta nova recolha da relação inter-maxilar levou a uma nova remontagem em articulador semi-ajustável. Em seguida foram montados os dentes na cera da placa base e a prova de dentes foi avaliada em boca, estética e funcionalmente. Aprovada, esta prova de dentes, foi utilizada para a confecção de uma muralha de silicone que permitiu elaborar uma barra de Ackermann desenhada em função do posicionamento dentário que se pretendia. A prótese removível incluía um reforço fundido em gola que permitiu o suporte dos cavalitos. A barra foi testada clinica e imagiologicamente e após validação foi colocado o trabalho definitivo em boca.