Caso 24: clínica

Ver caso laboratorial >

MOTIVO DA CONSULTA:
A paciente apresentou-se na consulta com a intenção de fazer uma reabilitação estética e funcional completa

DIAGNÓSTICO:
Paciente do sexo feminino, com 63 anos de idade, fumadora. Portadora de próteses parciais removíveis acrílicas, apresentava no maxilar superior os dentes 1.5/1.4/1.3/1.2/1.1/2.1/2.2/2.3/2.4. No maxilar inferior apresentava as raízes dos dentes 4.7 e 4.3 e os dentes 3.3/3.4/3.5 e 3.7.Todos os dentes se apresentavam com extração indicada e as próteses removíveis não estavam em boas condições. A paciente apresentava uma retração gengival significativa e apresentava um sorriso muito aberto com uma linha de sorriso alta.

PLANO DE TRATAMENTO:
Foi proposto á paciente fazer uma reabilitação total sobre implantes com a colocação de próteses provisórias aparafusadas em carga imediata. O tratamento começaria pela mandibula sendo a situação que mais incomodava a paciente. Estando a mandibula reabilitada provisoriamente avançaria a colocação da prótese provisória aparafusada sobre os implantes a colocar na maxila. Após a osteointegração dos implantes estar assegurada, a estabilidade dos tecidos moles conseguida e a nova relação intermaxilar estar integrada, a paciente seria reabilitada definitivamente.

NOTAS DE TRATAMENTO:
Após recolha de informação clinica e imagiológica foi preparada a colocação de 5 implantes na mandibula. A colocação da ponte provisória aparafusada sobre os implantes foi colocada em boca 24 horas apos a cirurgia. Esta ponte provisória foi realizada em laboratório. Garantida a osteointegração dos implantes colocados na mandibula foi realizada a cirurgia para a colocação de 6 implantes na maxila e a colocação imediata da ponte provisória aparafusada.Três meses após a carga imediata realizada na maxila foram feitas impressões para a confeção dos modelos de trabalho. Estes modelos foram montados em articulador semi-ajustável, incorporando a informação dada pelas pontes provisórias. Foi realizada uma muralha de silicone que orientou a escolha das peças intermediárias e a posterior confeção das infraestruturas metálicas. A grande dimensão dos dentes provisórios foi considerada como fator estético negativo levando-nos a incluir a hipótese de utilização de cerâmica de tonalidade gengival, nesse sentido as infraestruturas metálicas foram feitas tendo essa necessidade em consideração. Nestas situações é prioritária a escolha de fixação aparafusada. Feita a prova das infraestruturas foi colocada a cerâmica coronária e gengival e foi avaliada a sua integração estética em boca. O trabalho final foi colocado em boca, acompanhado de instruções de higiene oral.